terça-feira, 21 de maio de 2013

Professores do Recife terão internet móvel 4G


EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA

O prefeito Geraldo Julio assinou contrato com a Vivo nesta segunda (20) para garantir modem com a nova tecnologia para 4.800 educadores da rede municipal. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)
Apenas um mês depois de aportar no Recife, a tecnologia 4G chegou nesta segunda-feira (20) aos professores da rede municipal de ensino da capital de Pernambuco. O prefeito Geraldo Julio assinou, em seu gabinete, o termo aditivo do contrato que garante modem da operadora de telefonia Telefônica | Vivo para 4.800 docentes, que possuem notebooks fornecidos pela Secretaria de Educação do município. Isso significa que os equipamentos que possibilitam a conexão 3G serão substituídos pelos da quarta geração da internet móvel.

A novidade não custará nenhum centavo a mais aos cofres do município, mas renderá a melhoria da qualidade da conexão em até 100 vezes em relação à atual tecnologia 3G móvel. A mensalidade do plano de dados continuará a custar R$ 49,90, dos quais metade é bancada pela Secretaria de Educação e metade pelo próprio professor, com desconto em folha. Por outro lado, o preço praticado no mercado gira em torno dos R$ 130, 160% a mais do que paga o município.

Até novembro de 2012, o pacote de dados adquirido pela secretaria tinha velocidade de 3 Mb/s e 2,5 Gb para download, sem limite mensal. A partir de agora, terá velocidade de 3 Mb/s e 3 Gb de franquia ilimitada para subir e baixar arquivos. Atualmente, a cobertura do 4G da Telefônica | Vivo abarca o Bairro do Recife, Boa Viagem e a Arena da Copa, em São Lourenço da Mata, mas a operadora vai expandir o serviço a toda a capital pernambucana em até 180 dias. Até lá, será utilizado o 3G nos locais onde o 4G ainda não está disponível.

“A recém-chegada tecnologia 4G propicia um melhor ambiente de negócios para a cidade. Para os professores do Recife, representa melhoria para seu trabalho, com a valorização da categoria. Tudo isso sem custo adicional para a prefeitura”, afirmou Geraldo Julio. O prefeito recebeu o gerente de Divisão Corporativo da Telefônica | Vivo para Pernambuco, Paraíba e Alagoas, Luis Otávio Montibelo, para a assinatura do termo aditivo. “Essa tecnologia vai representar mais oportunidades para o professor, com mais mobilidade e menos interferência na conexão”, ressaltou.

O secretário de Educação, Valmar Corrêa de Andrade, também acompanhou a assinatura do termo aditivo do contrato. O secretário-executivo de Gestão da Rede da Secretaria de Educação, Francisco Luiz dos Santos, destacou o pioneirismo do Recife com a oferta do 4G. “A prefeitura está dando um salto de qualidade quando oferece a seus professores o que há de mais moderno em tecnologia. O educador vai se sentir conectado o tempo todo.”

O contrato da PCR com a Telefônica | Vivo para oferecer internet móvel aos docentes foi firmado em 2010. Desde então, foram assinados dois termos aditivos, um a cada ano. O terceiro termo aditivo, firmado por Geraldo Julio nesta segunda (20), garante a substituição dos aparelhos usados atualmente pelos mais modernos. A troca não representará custo adicional para a prefeitura.

Os professores concursados recém-nomeados ainda receberão seus notebooks, o que deve acontecer até o início do segundo semestre letivo de 2013. A Secretaria de Educação aguarda a publicação de ata de registro de preços do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para aderir à compra dos equipamentos. Assim que tiverem os computadores em mãos, cada um desses docentes terá seu modem 4G.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse epaço é para que você comente e dê sugestões para esse blog