segunda-feira, 21 de outubro de 2013

VIII Semana Municipal de Ciência e Tecnologia -

“ESPORTE, SAÚDE E EDUCAÇÃO”
| 20.10.13 - 20h23

Iniciada nesta manhã a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Na manhã deste domingo (20) a Prefeitura do Recife iniciou a 8ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT). Sob o tema “Esporte, Saúde e Educação”, o dia começou com um aulão da Academia da Cidade no Marco Zero e atividades esportivas na Avenida Marquês de Olinda, Recife Antigo.  A abertura oficial foi feita pelo secretário municipal de Desenvolvimento e Planejamento Urbano, Antônio Alexandre, acompanhado do secretário municipal de Esportes e Copa do Mundo, George Braga. A programação segue até sexta-feira (25).

A programação conta com atividades abertas ao público, como o passeio do barco escola, e outras que são destinadas aos alunos do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA), ambos da rede municipal de ensino. O objetivo é que os estudantes vivenciem na prática as teorias repassadas nas salas de aula oportunizando o conhecimento de forma lúdica. “Essa será uma semana bastante interessante e o foco desta edição é a qualidade de vida. Estamos todos engajados para fazer uma grande Semana Municipal de Ciência e Tecnologia”, disse Antônio Alexandre.

O evento faz parte do calendário anual do município e tem o objetivo de divulgar, popularizar e mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade e a inovação.

Sobre o tema – O tema da oitava edição, que acompanha a Semana Nacional, foi inspirado nos grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Serão utilizadas as práticas esportivas para apresentar à população os aspectos científicos, educacionais e de saúde relacionados com a prática esportiva. A 8ªSMCT conta com o apoio dos Governos Federal (Forte do Brum) e do Estado (Espaço Ciência e Torre Malakoff) e do Porto Digital.

Confira a programação:

ESPAÇO CIÊNCIA (manhã e tarde) – Dia 21/10
Atividade: Oficinas e práticas esportivas
Os estudantes conhecerão o Museu de Ciência e participarão de nove oficinas relacionadas ao tema deste ano: Ciência, Saúde e Esporte.

ESCOLA ITINERANTE DE INFORMÁTICA -Dias 21 à 24/10 (manhã e tarde)
Atividade: acesso à Internet
Ônibus-escola- os visitantes terão acesso à Internet para consultas e pesquisas.

PASSEIO BARCO ESCOLA – Dias 21 (manhã e tarde) e 25/10 (manhã)
A proposta é conhecer a cidade por um ângulo diferente. O passeio de catamarã é aberto ao público e é gratuito. Todo o trajeto será acompanhado por um guia que trará informações sobre os manguezais, a formação dos rios que cortam a cidade, monumentos e pontes do Recife.
O catamarã parte sempre do Marco Zero voltando ao mesmo ponto.
A idade mínima para fazer o passeio é de 10 anos (menores desacompanhados devem portar autorização dos pais).
21/10 Manhã:

Saída: 9h
Chegada: 12h
21/10 Tarde:
Saída: 14h
Chegada: 17h
25/10 Manhã:
Saída: 9h
Chegada: 12h


TORRE MALAKOFF (noite) – Dias 21e 25/10
A programação noturna (20h) é destinada à observação astronômica, palestras e exibição de vídeos sobre o Sistema Solar.

FORTE DO BRUM (manhã, tarde e noite)- Dia 22/10
A Caravana da Ciência é promovida pelo espaço Ciência e Universidade Federal Rural de Pernambuco. A atividade contará com um planetário digital. Durante à tarde haverá lançamento de pequenos foguetes experimentais. À noite será dedicada à observação astronômica.

JARDIM BOTÂNICO (manhã) – Dias 22 e 23
Os visitantes farão uma trilha ecológica. A programação conta ainda com jogos, brincadeiras e exibição de vídeos alusivos ao meio ambiente.

CENTRO DE TECNOLOGIA (CETEC) – Dias 22 e 24/10
  • A atividade conta com jogos eletrônicos pedagógicos desenvolvidos pela empresa Joystreet/OJE. Serão realizadas gincanas com o objetivo de desenvolver a interação, cooperação e integração das equipes com base no conhecimento (22 e 24/10 à tarde).
  • Realização de oficinas de robótica (24/10 manhã e tarde).

CENTRO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES PROFESSOR PAULO FREIRE (manhã e tarde) – Dia 23 e 24/10
  • Oficina para construção de blog. O desafio do dia será a construção de blogs, utilizando softwers livres, e com temas que sejam correlacionados à Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. (23/10).
  • Exibição de peça teatral “Um olhar sobre a cidade” e aula-oficina de coleta seletiva “Reaproveitar com Arte”, da EMLURB. (24/10).
PORTO MÍDIA – Dia 24/10 (manhã)
Visita ao Porto Mídia, um importante centro de suporte ao empreendedorismo e tecnologia na área de economia criativa. O passeio inclui visitação aos laboratórios de criação, animação, designer, edição de imagem, finalização, edição de som, mixagem.

PORTO DIGITAL – Dia 23/10 (noite)
Passeio para conhecer o Porto de Digital, um dos mais importantes centros de empreendedorismo em criação e inovação tecnológica do país. A visitação conta ainda com a apresentação de casos de sucesso ligados à saúde.

ACADEMIA DA CIDADE – Dias 21 a 25/10 (manhã e tarde)
A população contará com aulas nas seis RPA’s da cidade. A atividade se repetirá em dois horários diferentes ao longo do dia. Além da prática de exercício físico, a programação conta ainda com palestras informativas sobre qualidade de vida e saúde.

ENCERRAMENTO – Centro Educacional Paulo Freire – Dia 25/10
8h – Mostra Científica
8h30 – Apresentação de corais infantis
9 às 11h30 – Palestras
12h – Encerramento
- See more at: http://www2.recife.pe.gov.br/iniciada-nesta-manha-a-semana-municipal-de-ciencia-e-tecnologia/#sthash.qBjN4k06.dpuf