quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

notebook professor.com

Educação, Esporte e Lazer

PCR INICIA DISTRIBUIÇÃO DE NOTEBOOKS DO PROGRAMA PROFESSOR.COM
12:11 Terça-feira, 12 de Janeiro de 2010

ARQUIVOS
Cronograma de Distribuição de Computadores

A Prefeitura do Recife inicia, nesta quarta-feira (13), a partir das 8h, na sede do Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania do município, na Boa Vista (CETEC), o cronograma de distribuição de computadores portáteis (notebooks) para 1001 professores de sua rede de ensino, dentro do programa “Professor.com”. A entrega será associada a um curso de formação tecnológica, entre 09h30 e 17h, que será ministrado por uma equipe técnica da Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. Os educadores devem comparecer a CETEC levando a carteira de identidade e o CPF (originais e cópia).

Devido ao grande número de profissionais contemplados, a programação de entrega e capacitação será repetida, no mesmo horário, nos dias 14, 15 e 18 de janeiro, com o atendimento de cerca de 250 professores/dia. Nesta primeira etapa de cessão de notebooks a PCR está investindo cerca de R$ 1,6 milhão, mas o programa prevê a distribuição para todos os 4.800 mil educadores da ativa vinculados ao chamado Grupo Ocupacional Magistério (GOM), integrado por professores, dirigentes e coordenadores pedagógicos, entre outros.

O educador que não puder receber o computador nem participar da formação entre os dias 13 e 18 próximos, poderá receber e participar em fevereiro, em calendário a ser divulgado. Já os modens para conexão à internet serão entregues numa etapa posterior, logo após a conclusão do processo de aquisição.

Para saber o dia marcado para receber seu equipamento, o professor deve procurar o nome de sua unidade de ensino nas quatro listas distribuídas entre os dias 13 e 18 de janeiro. A relação, com um total de 179 unidades de ensino, entre escolas e creches, já está disponível no portal da educação. A mesma relação também foi disponibilizada para os dirigentes e vice-dirigentes das unidades escolares, via e-mail, através do projeto “Gestor em rede”.

Especificações técnicas – Equipado com sistema operacional “Windows Vista Home BASIC PPP”, em sua última versão, o notebook adquirido pela Prefeitura do Recife possui tela de cristal líquido de 15 cm, teclado português ABNT2 e memória RAM de 2 GB DDR2 de 800 Mhz. O micro também está equipado com gravador de DVD-RW, leitor de cartão de memória, alto falante e microfone interno, além de bateria recarregável com autonomia de até 3 horas.

Treinamento – O curso de formação tecnológica dos 1001 professores contemplados nesta primeira etapa do programa “Professor.com” tem por objetivo ampliar a utilização pedagógica dos recursos tecnológicos existentes no notebook, transformando-o em parceiro constante na execução do plano de aula e no projeto político pedagógico da escola.

Além disso, os educadores vão poder conhecer e explorar o portal de educação como espaço que agrega informações relevantes de interesse dos profissionais e de toda comunidade escolar. Eles também vão aprender noções básicas de manutenção do equipamento e suas diversas funcionalidades, como o uso de gráficos, jogos, editores de texto, desenhos, navegador web, entre outros.

SAIBA MAIS - Lançado em outubro do ano passado, o “Professor.com” integra a política da gestão João da Costa de valorizar o magistério, visando a construção de um ensino público cada vez mais inclusivo e de qualidade. O principal objetivo é proporcionar aos educadores da rede municipal de ensino a apropriação dos recursos tecnológicos como instrumento nas atividades pedagógicas, permitindo uma interação com a sociedade mais crítica e humana.

Além da cessão de notebooks, o programa oferece ajuda de custo mensal para o serviço de banda larga (conexão à internet). Outra iniciativa importante já em atividade, foi à criação do portal de educação, um espaço privilegiado de comunicação entre a Prefeitura do Recife, os educadores da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e a sociedade recifense.

SERVIÇO

Entrega dos primeiros 1001 notebooks e formação técnica dos professores contemplados

Período – De 13 a 18 de janeiro, a partir das 7h30

Local – Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer – CETEC/SEEL
Avenida Oliveira Lima, 824 – Boa Vista – fones: 3232.5925 (antigo Colégio Nóbrega).

Programação:

Credenciamento – 7h30 – 9h30
• Assinatura dos termos de recebimento do notebook
• Entrega dos equipamentos.
Abertura Oficial: 9h30 – 10h30
Pronunciamento das autoridades e convidados
Formação Tecnológica – 10h30 às 17h
• Mediadores: Dirigentes e multiplicadores das UTEC Fixas e Móveis
• Local – instalações da • Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania (DGTEC), no CETEC, na Boa Vista

http://www.recife.pe.gov.br/2010/01/12/pcr_inicia_distribuicao_de_notebooks_do_programa_professorcom_170063.php