sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

ALUNOS DE ESCOLAS MUNICIPAIS PRODUZEM VÍDEOS SOBRE LUIZ GONZAGA

Educação, Esporte e Lazer

00:00 Sexta-feira, 11 de Dezembro de 2009

Luciano Ferreira
O evento aconteceu no Geraldão
O evento aconteceu no Geraldão
Uma grande tela de cinema foi montada no centro da quadra do Ginásio de Esportes Geraldão, na Imbiribeira. Durante três dias, da última quarta-feira (09) até a manhã desta sexta (11), cerca de 6 mil alunos de mais de cem escolas municipais passaram por lá para assistir pequenos vídeos produzidos por eles. Foi a segunda Mostra de Curtas de Animação Luiz Gonzaga, promovida pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Educação, Esportes e Lazer, em parceria com o Memorial Luiz Gonzaga. Foram exibidas 87 produções feitas por crianças, entre 08 e 14 anos de idade.

Cada escola escolheu uma música do Rei do Baião e a criatividade deu vida às canções como Xote das Meninas, Asa Branca, Cintura Fina, entre outras. Utilizando diversas técnicas – massas de modelar, desenhos artesanais, bonecos de garrafas pet, maquetes e computação gráfica – os alunos produziram uma espécie de vídeo clip das músicas de Luiz Gonzaga. “Os curtas ficaram divertidos, diferentes e muito criativos. É uma produção de muita qualidade”, afirmou o coordenador do Programa Mais Educação, Erisvélton Sávio, que esteve à frente da mostra.

“Eles se envolveram, fizeram pesquisas, escolheram a música, e participaram ativamente da produção”, conta Suely Bezerra, técnica da Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania, que acompanhou algumas das produções. O envolvimento das crianças foi evidente. Cada vez que era anunciado o curta das escolas, os alunos que estavam na plateia aplaudiam e gritavam, numa grande farra.

Os rostinhos de Gabriel Gomes, de 12 anos, de Iara Benedita, de 09 anos, e de Gabrielle Maria da Silva, de 11 anos, eram uma mistura de ansiedade e felicidade quando ouviram o anúncio que o curta que eles ajudaram a fazer seria exibido. Bastou começar a projeção e eles gritavam animados “Olha o meu desenho”, “Eu ajudei a montar a fogueira”, “Olha o desenho de Iara!”. Os três amigos, alunos da Escola Municipal Pais e Filhos, da comunidade Dancing Days, curtiram muito os cinco minutos de filme.

Os curtas são o resultado de quatro meses de trabalho. Representantes das escolas participaram de uma reunião, em meados de julho, discutiram sobre o projeto de produção de curtas e sobre o Memorial Luiz Gonzaga. Os vídeos serão transformados em uma coleção de oito DVDs e distribuídos nas escolas participantes.