terça-feira, 31 de agosto de 2010

Pai do Linux no Brasil


31/08/2010 14h28 - Atualizado em 31/08/2010 14h36

Brasil ganha em independência ao adotar software livre, diz pai do Linux
Em São Paulo, Linus Torvalds participou da abertura da LinuxCon 2010.
Aos 21 anos, finlandês criou um dos softwares mais utilizados do mundo.
Do G1, em São Paulo, com agências

imprimir

Linus Torvalds (à esq.), ao lado do diretor-executivo
da Linux Foundation, Jim Zemlin, durante abertura
da LinuxCon em SP. (Foto: Leopoldo Godoy/G1)Não é no fator custo que o governo brasileiro vai sair lucrando ao adotar programas livres e gratuitos em seus sistemas de computação. O principal ganho será em controle e autonomia. A afirmação é do programador finlandês Linus Torvalds, criador do Linux e um dos grandes astros do movimento que busca substituir programas pagos por softwares livres, de código aberto.

"Usar Linux não é somente redução de custos, é questão de controle e autonomia do sistema que você usa. Com os governos, há a questão de segurança de usar um sistema que 'ninguém pode tirar de você', você não fica à mercê de uma empresa internacional", afirmou Torvalds nesta terça-feira (31) em São Paulo, durante a abertura do LinuxCon 2010, conferência anual que reúne desenvolvedores de programas, distribuidores e usuários do sistema operacional gratuito criado pelo finlandês em 1991.

O governo brasileiro adota há alguns anos o uso de sistemas de informática em código aberto, mas há dois anos admitiu que vinha tendo problemas com a adoção do software livre na esfera federal como no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e mesmo em empresas de tecnologia do governo, como Dataprev e Serpro. Cerca de 70% dos aplicativos críticos do governo brasileiro já são de plataforma livre.

Aos 21 anos, Torvalds criou o núcleo do sistema operacional que viria a dominar, para citar apenas um exemplo, o mercado de computadores utilizados para armazenar páginas de internet.

"Quase não escrevo mais código para o 'kernel'", afirma Linus, utilizando o termo técnico para designar o núcleo do sistema operacional, responsável por estabelecer a comunicação entre os programas e os componentes do computador.

"Hoje, meu trabalho é ler e-mails e códigos escritos por outras pessoas. Eventualmente escrevo trechos de código, como sugestão para outros desenvolvedores, mas não chego nem a testá-los", afirma.